terça-feira, fevereiro 07, 2006

Cidade dos Homens

O cenário é a antagónica cidade do Rio de Janeiro, a cidade do asfalto e cidade da terra, do esgoto e da água suja exposta morro abaixo, do playboy e do malandro.
Dois rapazes, Jorge Luís e Úolace vivem histórias paralelas em mundos diferentes, o primeiro pertence a uma asfixiada classe média com esperanças de alcançar a absurda riqueza que pornograficamente abunda , o outro luta para escapar á pobreza extrema de ser um menino de rua. Ambos partilham o desespero de estarem mal-colocados numa sociedade que lhes diz serem aspirantes a qualquer coisa melhor. Ambos são filhos de mães que lutam visceralmente para lhes melhorarem as perspectivas de futuro, as hipóteses de fuga são mínimas e elas sabem-no...é uma bola de ténis caida do céu quando apenas tinhamos duas para fazer malabarismo. Os próprios nomes são sintomas de uma eterna fé que o destino lhes seja favorável, Jorge Luís pois é nome de gente importante, e Uólace porque é nome de estrela de cinema americano (chamem-no de Laranjinha se preferirem). Esta eterna fé no destino não nos é estranha, somos bichos superesticiosos e gostamos piscar o olho aos deuses. Todos os dias lutam com os seus fantasmas, o malandro e o playboy, o marginal que vive no antro da sociedade sedento de poder e respeito dos seus pares (em media duram 25 anos), e o branquela rico, futil e estupido que vive rodeado de grades de ferro e seguranças para se refugiar no seu arrogante castelo de luxuria. É no fundo uma estranha simbiose...o malandro vende escapes químicos ao aborrecido menino da sociedade e justifica a sua vida nas armas com que prolonga a chegada da hora da "bala perdida".
É de noite. Jorge Luís está á janela no seu apartamento nos limites do morro e Úolace percorre a rua matando o tempo sem pressas para voltar ao barraco de madeira vazio (a mãe só chega no dia seguinte). Olham-se e interrogam os caminhos por onde a vida os levará, com poucas certezas num dia-a-dia que os questiona...têm medo. Têm medo e sentem-se sós. E aqueles ténis eram tão "maneiros" na montra...
posted by P.A., 12:15 da manhã

0 Comments:

Add a comment