quinta-feira, setembro 07, 2006

Dª Maria das Dores

- vamos então? desculpe, mas ainda não perguntei o seu nome.
- meu nome é Maria das Dores. mas cê pode me chamar de Victória.
- (sorrio) concerteza. vamos Srª Dª Maria?
- cê não entendeu, moço. eu gosto que me chamem de Victória.
(surpreendido por achar que já pouco me surpreendia neste mundo louco de acolhimento de pax´s e pop´s, acedi envergonhado, ao delicado pedido)
- peço desculpa Srª Dª Victória. meu nome é Pedro. Pedro Alpiarça. não tenho segundo nome como muitos, os meus pais decidiram passar directamente para o apelido. é um nome de uma pequena cidade.
- pedro (diz ela, circunspecta). nome forte. gosto de Pedro. cês têm aqui em Portugal combinações de nomes engraçados, cê vai ver até dão nome de rapazes a meninas...acredita?
- claro. até lhe digo que já tive uma Maria João na minha vida. mas que detestava que a tratassem apenas por "a João".
- engraçado (o sorriso foi escancarado)! sabe porquê não gosto que me chamem de Maria das Dores? ué!?! é triste prá caramba, deprimente, pôxa, não quero ter esse karma não. gosto de Victória, me deixa livre e me dá muita força. a gente tem que fazer da vida o que a vida não faz por nós. Pedro é forte, bíblico. nome assim não trocava. cê acredita que eu tenho sessenta e oito anos e não me deixam mudar de nome? dizem que sou tonta...
- burocracias, papeladas parvas e ainda por cima ainda se paga, eu percebo-a (imaginando-me numa Conservatória do Registo Civil a discutir eternamente com um funcionário proveniência do "tal" papel).
- não é isso meu Pedro. em Fortaleza não há papeis não. a questão é mesmo a tonteira de acharem bobagem eu querer mudar o nome com que nasci.
- mas mude. se é assim que se sente bem, mude. não há idade para ser quem é. se se sente Victoria, Victoria seja. o mundo que se habitue.
- gosto de você Pedro. cê pensa como eu.
(a caminho da porta de embarque, passando as peripécias de mais papéis na alfândega, deparamo-nos com um passageiro que fumava descaradamente em local proibido. situação mil vezes repetida, e mil vezes repensada a reacção por também ser fumador, polidamente o aconselho a evitar chatices com os seguranças e encaminho-o para um oásis na cumplicidade de um vício comum)
- agora finalmente chegámos Dª Victória. o seu vôo deve começar a embarcar daqui a 45 minutos aqui nesta porta. é só aguardar a chamada.
- sabe. Pedro foi aquele que negou Jesus três vezes, e foi o seu maior discípulo. era o mais justo, representava a capacidade dos homens errarem e serem unos uns com os outros. não perca isso. cê é um homem bom, Pedro. obrigada pela maneira como você me tratou. Vinicius de Moraes, um grande poeta brasileiro, disse uma vez: "A vida é a arte dos encontros embora hajam tantos desencontros pela vida..." e é verdade. nós somos a prova disso.
(neste momento tenho as mãos da ternurenta Victória nas minhas, e no fundo daquele genuíno olhar vejo uma mulher que já amou, chorou, partilhou estórias e fez parte de mais um ciclo de vida...e agora também do meu)
- não nos vamos perder. não gosto de perder pessoas, acredite. todos os dias passam por mim largas centenas e gosto de saber que há umas que me tocam. isto é um local mágico.
(a despedida durou mais uns minutos, mais uns beijinhos. e-mails trocados e a dúvida se alguma vez a verei.)


....mais tarde bocas foleiras bradaram que me teriam visto a trocar telefones com uma velhota.
Victória, por favor.
posted by P.A., 3:47 da manhã

4 Comments:

quando o trabalho compensa... :)

enternecedor, querido Pedro.
commented by Blogger colher de chá, 11:22 da manhã  
delicioso
commented by Anonymous Anónimo, 6:58 da tarde  
Uma palavra: TERNURENTO! Ja partilhei o mesmo com um casal (ele cego) e uma senhora de mais idade, de nome Maria..Tanto o casal como a Dona Maria fizeram-me sentir a pessoa mais feliz do mundo. E bom sabermos que para alem da nossa funcao (seja ela qual for) somos seres humanos...

Partilhar isto era inevitavel!
commented by Anonymous Anónimo, 3:48 da manhã  
enternecedor..ternurento..delicioso..


bolas pá!!será q ninguem percebe??
eu queria mesmo papar a velha..



eheeh.
commented by Blogger P.A., 4:37 da manhã  

Add a comment